Alguns ambientes de trabalho podem oferecer riscos muito sérios à saúde do trabalhador. A periculosidade e insalubridade de cada profissão precisa ser controlada para que o local de trabalho seja considerado seguro.
Para isso existe a NR-9, que é o conjunto de normas responsável por regulamentar todos os riscos físicos, químicos e biológicos que possam prejudicar os colaboradores de uma empresa durante a execução de suas atividades diárias.
Por isso, é importante para o empregador se atentar aos detalhes dessas normas, já que deixar de cumpri-las pode trazer diversas consequências para as empresas, desde multas trabalhistas graves até a suspensão das atividades da empresa por tempo indeterminado.
Além disso, comprometer a saúde dos colaboradores é também comprometer as metas, a produtividade e a qualidade dos produtos que chegam até o consumidor final.
O que é a NR 9?
A NR9, ou Norma Regulamentadora 9, está em vigor desde 1978 e consiste em um conjunto de diretrizes regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego para assegurar que os ambientes de trabalho estejam em condições ideais para não comprometer a saúde, nem a segurança dos trabalhadores.
Essas normas consideram todas as condições do Programa de Gestão de Riscos (PGR), que garante a segurança tanto física quanto mental dos colaboradores de uma empresa, através de avaliações individuais de cada setor.
Qual o principal objetivo desta norma?
A NR 9 tem como objetivo principal proteger a saúde do trabalhador, seja ela física ou mental e garantir que seu ambiente de trabalho seja sempre salubre, com condições ideais para exercer sua jornada.
Além disso, essa norma cumpre a função de regulamentar e avaliar todas as possíveis exposições ocupacionais a que os trabalhadores possam estar submetidos, para erradicar acidentes de ordem física, química e biológica.
Um bom ambiente de trabalho é aquele que preza pela saúde dos seus colaboradores, seja ela física ou mental, é fundamental considerar que a produtividade dos funcionários depende do seu bem-estar.
Por isso a NR-9 é tão importante, já que ela garante a segurança do trabalhador em todos os níveis e por consequência, a segurança da empresa, que por estar dentro dos padrões definidos pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, não sofre ações negativas.
A nova estruturação desse conjunto de normas regulamentadoras vai muito além da alteração de nomenclatura do PPRA, ela prevê melhores condições de segurança para todos os setores de uma empresa e pretende erradicar os riscos de acidentes.