Quando sou obrigado a ter um técnico de segurança?

Quando sou obrigado a ter um técnico de segurança?

Normalmente no inicio do ano as empresas focam muito em rever seu caixa, criar economias, porém cuidar da é saúde das empresas também é extremamente importante.

Manter os colaboradores saudáveis é uma componente crucial para o sucesso dos negócios. A legislação obriga as empresas e colaboradores a cumprirem regras mas, muitas vezes, por desconhecimento, falta de sensibilização ou foco de uma equipa especializada, os acidentes de trabalho e doenças profissionais acontecem quando poderiam ser evitados.

E, quando se pensa em acidentes, não se trata apenas de ocorrências em profissões conhecidas por comportarem maior risco. Mesmo ao nível de um escritório, há cuidados a ter ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). 

Medição da intensidade das luzes, ar condicionado ou circulação de ar são apenas alguns dos factores a ter em conta quando um técnico realiza a análise ao espaço, para definir as medidas a tomar com vista à melhoria das condições de trabalho.

O foco dos gestores de uma empresa está, obviamente, na produção e, também por isso, muitos têm dificuldade em gerir a componente de Segurança e Saúde no Trabalho. Em parte porque se trata de uma área específica que implica pessoal especializado e um conhecimento profundo das reais necessidades.

Obrigatoriedade

De acordo com a legislação em vigor, nas empresas com mais de 400 trabalhadores, é obrigatório ter um departamento interno devidamente certificado, com pessoal especializado e autorizado a desempenhar estas funções. Nas empresas com menor dimensão, não existe esta obrigação, podendo recorrer a empresas externas para prestar estes serviços exigidos por Lei.

O ideal será aplicar a política de Segurança e Saúde no Trabalho eficazmente, mantendo a produtividade mesmo quando os colaboradores precisam de realizar exames de saúde. Tal como noutras áreas, a prevenção é sempre o melhor remédio e, dependendo de cada área de atuação, há medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes e doenças provocadas pela atividade exercida.

Equipe externa de segurança

A possibilidade para o médio e micro empresário de ter uma empresa especializada em segurança o ajuda a economizar em dois sentidos:

1- Quando você terceiriza, indiretamente você possui melhores profissionais com uma economia, quando comparado com a modalidade CLT (Consolidação das Leis do Trabalho )

2- Investir em cuidados na saúde do trabalho é mais barato que correr riscos com acidentes e causas trabalhistas.

E ai na sua empresa, como será seu 2021, vamos escolher o melhor para seu negócio? Click no link abaixo:

Fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *