Funções do técnico em segurança do trabalho

Funções do técnico em segurança do trabalho

Nos últimos anos essa área se tornou indispensável para muitas empresas, uma profissão razoavelmente jovem, porém importantíssima.

Afinal de contas, falando em modo macro, o que faz um técnico em Segurança do Trabalho? Independente do seu ramo de atuação, quais são as atribuições de um TST?

Vamos resumir assim ”  preservar a integridade física e mental do trabalhador e o bem patrimonial, além de contribuir com a saúde financeira da empresa“.

Não é uma definição, trata-se apenas de um ponto de vista relacionado ao trabalho do técnico em Segurança, que precisa atuar, primeiramente, em prol da maior ferramenta de toda a engrenagem, que é o ser humano (essa é justamente a ferramenta mais complexa de se lidar).

Técnico in loco

É entregar EPI e fiscalizar seu uso. Elaborar ordens de serviço e treinar os colaboradores para executá-las. Executar os programas de prevenção e validar na prática as medidas previstas. Promover debates, encontros, campanhas, treinar, avaliar, orientar, ajudar, supervisionar, coordenar, chamar atenção e parabenizar.

Avaliar números, elaborar documentos e analisar os resultados. Mostrar à direção da empresa os indicativos que fazem da Segurança do Trabalho um ponto que merece ser visto com atenção, que pode gerar retorno (inclusive financeiro) para a organização e que pode fazer diferença na saúde da empresa.

Lembre-se dos 7 pontos importantes que um TST nunca pode esquecer:

  1. Todo acidente de trabalho pode ser evitado.
  2. É preferível pecar por excesso do que por falta de iniciativas.
  3. Os principais fatores de valorização profissional são: a qualificação técnica e a ética de classe.
  4. É mais importante evitar um acidente, do que oferecer uma boa prótese moderna ou um excelente atendimento médico.
  5. Não se julgue incapaz de fazer prevenção de acidentes, faça com autoconfiança.
  6. A vida e a honra não têm preço.
  7. Não delegue, e também não absorva trabalhos que não são de sua competência.

Você que ainda não implementou um profissional na sua empresa, nós podemos te assessorar e cuidar da sua equipe, click no botão abaixo:

contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *