O termo Ergonomia vem do grego ergon que significa “trabalho” e enomos que quer dizer “leis ou normas”.
Nesse passo, podemos falar que a Ergonomia é um estudo científico, que traz relações entre “homem e máquina”. Além disso, se preocupa com as formas de segurança e eficiência, fazendo com que os dois se interajam entre si no trabalho.
Essa é uma importante ferramenta que influencia direto na capacidade da produção e, de quebra, ajuda na saúde do trabalhador.
Ergonomia nos escritórios
Ela é dividida em três campos: o campo físico (biomecânica da tarefa), o campo cognitivo (aspectos psicológicos) e o campo ambiental (área organizacional; meio ambiente do trabalho).
Também conhecida como a “Engenharia dos Fatores Humanos”, a ergonomia nos escritórios visa o desenvolvimento e as técnicas de aplicação que adapta o homem no seu ambiente de trabalho.
Eficientes técnicas que assegura o desenvolvimento de atividades laborais, procurando melhorar o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhorando a produtividade e eficiência das tarefas realizadas de sua empresa.
Rotinas de ergonomia
- Evite deixar seu pescoço inclinado para frente quando olhar para o monitor, mantenha a cabeça sempre alinhada;
- O importante é sempre estar com as costas apoiadas no encosto da cadeira;
- Os pés devem estar sempre apoiados no chão quando a altura não ultrapassar 1,65 metro;
- É sempre bom sentar em um local apropriado, evitando posições para que o deixem de costas para janelas ou outras fontes de luz que possam causar reflexos;
- As mãos devem estar sempre alinhadas ao antebraço e os ombros, pois é bom os manter relaxados.
É importante incluir na rotina diária dos seus colaboradores a realização de exercícios, como alongamentos, antes da jornada de trabalho e com pausas de pelo menos 5 minutos por hora, a cada 60 minutos de trabalho.
DICAS
Fique atento a sua postura, pés e coluna, isso depende de você! Algumas áreas você pode alterar. Como nos itens abaixo:
Posição de equipamentos de trabalho e acessórios
- Evite deixar luminárias mal posicionadas;
- Cuidado com teclados e mouses fora de posição ou longe de alcance, lembre-se de que todo material de utilização frequente deve estar ao alcance das mãos;
- O monitor deve ser colocado na altura dos olhos e na distância aproximada de um braço.
Mobiliário
- A cadeira deve ter encosto a 105°, para prevenir lesões de coluna e permitir ajuste de modo que os cotovelos fiquem na altura da mesa;
- Mesas e escrivaninhas com suporte para monitor e local próprio para teclado e mouse são ideais;
- Para pessoas com altura até 1,65m, considere a utilização de apoio de madeira ou metálico para pés.
Aplicar a ergonomia no escritório é vantajoso tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Os funcionários ganham por terem sua integridade física respeitada ao utilizar hábitos corretos. Os donos do negócio, ao investir em mobiliário correto, têm como retorno a diminuição de afastamentos e consequentemente aumento da produtividade da empresa.
Além disso, investir em ergonomia gera uma imagem de respeito aos seus funcionários, que recebem qualidade no ambiente de trabalho e com isso nós podemos te auxiliar! Click no link abaixo: