Por conta da crise econômica, muitas empresas buscam reduzir seus custos para tentar driblar a crise. Essa redução acaba sobrando para a área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) – algo que deve ser evitado! Para isso, os profissionais precisam estar sempre em contato e informar aos gestores sobre a importância de não realizar tais reduções de custos. E ainda sobre os prejuízos oriundos dessa decisão.
Os custos diretos
Os custos diretos de um acidente de trabalho são os que podem ser mensurados de maneira mais fácil, como: tempo perdido, interrupção da produção ou do serviço, danos de equipamentos ou materiais, pagamento de horas extras, gastos com recuperação de empregados, vencimentos dos trabalhadores afastados, despesas com primeiros socorros, requalificação da mão-de-obra, substituição de trabalhadores, despesas administrativas e gastos com medicina e engenharia de reparação.
Esses custos diretos têm um efeito muito grande financeiramente para as organizações, uma vez que podem representar a necessidade de elevar preços dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa para compensar tais despesas – o que afeta a sua competitividade no mercado e, consequentemente, seu faturamento.
Custos indiretos dos acidentes de trabalho
Os custos indiretos são mais difíceis de avaliar, pois tratam-se das perdas de vidas, mudanças nas vidas e nas atividades do trabalho dos acidentados, impactos nas suas famílias e diminuição da própria qualidade de vida.
SAÚDE É INVESTIMENTO
Logo, fica claro que despesas em Saúde e Segurança do Trabalho com foco em prevenção é um investimento, pois evita inúmeros danos às empresas, seja em suas finanças ou na imagem e reputação perante à sociedade, seus clientes, parceiros e investidores.
O custo existe quando se gasta apenas para cumprir a legislação ou quando a atuação em relação aos acidentes de trabalho é apenas reativa. No entanto, estamos falando de um investimento em que o foco da SST deve valorizar a vida e avaliar os riscos de forma ativa e proativa.
Assim, ao criar um ambiente de trabalho seguro, lucra-se com diversos outros benefícios, como: redução das faltas, menor rotatividade, maior produtividade e, é claro, diminuição dos custos com acidentes e ações trabalhistas. Os valores gastos para a prevenção de acidentes são recompensados em ganhos diretos na produtividade na qualidade do trabalho e na construção de uma imagem e reputação no relacionamento com seus públicos.
E ai na sua empresa, como está o investimento na saúde da sua equipe? precisa de uma ajuda? Click no botão abaixo: