O papel do psicólogo organizacional vai mais além de entrevistas ou aplicação de testes, normalmente as empresas só pensam em contratar psicólogos quando querem aplicar testes relacionados apenas a esse profissional, mas ele pode auxiliar seu negócio muito além do que você pensa, veja as principais funções e por que é importante contar com um bom profissional.
Muito do que uma empresa é capaz de fazer e alcançar está associado a seu potencial humano, à capacidade de reunir no quadro de funcionários pessoas talentosas e com perfil para desempenhar suas funções. Numa organização, recrutar os melhores candidatos é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos.
Sobre o recrutamento
Você pode estar se perguntando, “meu negócio é pequeno não se faz necessário um setor de recursos humanos”, mas existem empresas que você pode terceirizar esse serviço e ganhar produtividade e assertividade no seu processo seletivo.
Não é qualquer profissional que está preparado para conduzir um processo de seleção e ir mais além do simples teste de conhecimentos gerais. Buscar um bom perfil significa estar atento aos aspectos físicos e psicológicos dos candidatos, algo bastante natural para um psicólogo.As entrevistas, as dinâmicas em grupo, os testes psicológicos servem para identificar aptidões mentais, psicomotoras, destreza, tempo de resposta, resistência, dentre outros fatores. Neste sentido, o papel do psicólogo é justamente cruzar os resultados com o que necessita a vaga.
Melhorias no clima organizacional
Pense, por exemplo, que uma empresa tem convivido com diversos desligamentos, aumentando perigosamente o seu índice de turnover.
Por meio da psicologia no RH é possível identificar quais são as causas do turnover (rotatividade) e, em seguida, executar um plano de ação para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa. Pois não basta ter um bom processo seletivo, mas também que existam estratégias para manter os bons colaboradores.
Treinamento e desenvolvimento
Internamente, a psicologia no RH se revela em diferentes responsabilidades e atividades. Uma das principais é a área de treinamento e capacitação de funcionários.
Por meio dela, o RH ajuda a construir uma rotina de capacitações para desenvolver o perfil dos profissionais, otimizar o uso de uma solução nova e até mesmo para integrar os recém-contratados com a cultura da empresa.
Seminários, palestras e workshops são constantes, na rotina do RH. Seus representantes devem saber lidar com todos os elementos que rodeiam um evento desses — especialmente, no trato com as pessoas presentes nas situações estabelecidas.
Quando falamos de RH, percebe-se que não é apenas na hora da contratação, mas toda a empresa deve estar envolvidas no processo de melhoria de pessoas,.Para isso conte com a Workcare, a fim de melhorar todos os processos de gestão da sua empresa.