Protocolo de emergência, meu negócio precisa?

Protocolo de emergência, meu negócio precisa?

Em ambientes corporativos, industriais ou em áreas da saúde, emergências acontecem frequentemente. Das maiorias dos acidentes nesses ambientes, quando existe um plano ou um protocolo já documentado, a possibilidade de converter um acidente grave para um acidente leve é mais possível ou ainda de minimizar as consequências.

Cultura da empresa e formulação do plano de emergência

É importante rever toda a cultura da empresa, pois não basta criar um plano e colocar na gaveta, as pessoas precisam saber que existe, conhecer e treinar (caso necessário). Ações frequentes devem existir, se a empresa até então não tinha o costume de reunir seus colaboradores, provavelmente você terá alguma dificuldade de aplicar esses protocolos, pois mudar sempre gera atritos.

Mas por isso vale o diálogo, mostrar a importância desses protocolos, apresentando casos reais, possibilidades de converter possíveis acidentes e principalmente mostrar que a empresa está querendo poupar vidas!

Formalizando

Uma das principais falhas em diversas empresas ao implantarem medidas de segurança está em não começar com a formalização de um plano.

Formalizar este plano significa documentá-lo, revisar periodicamente suas diretrizes em busca de falhas, fazendo assim ele tenderá a ser um elemento oficial de como a empresa conduz seus negócios.

Tudo o que é determinado para a proteção dos negócios da empresa faz referência aos funcionários, em especial quando relacionados à segurança de informações. Ao desenvolver um plano formal de segurança em um grupo estabelecido de protocolos, devem ser adicionados ao manual de boas práticas dos funcionários.

Abaixo estão algumas condições a considerar quando resolver desenvolver este plano:

  • Ele deverá ajudar a facilitar os processos e não ser um empecilho;
  • Envolva a equipe na criação dos protocolos é preciso trabalhar tendo seus funcionários como colaboradores pois em muitos casos quando resistências a determinados procedimentos são encontradas, geralmente há uma boa razão para elas existirem. Considere consultar aqueles que apresentaram resistência no intuito de obter deles o que poderia ser melhorado;
  • Pense em todas as possibilidades de risco, tudo que pode acontecer dentro da sua empresa, quais áreas envolvidas, qual tipo de risco, como proceder da melhor maneira a cada situação;
  • Diferencie os tipos de ameaça, ou serão ordinárias (para a população) ou extraordinárias (relacionada ao trabalho);
  • Faça uma lista com possíveis apoios, desde profissionais de saúde a ter contato familiar de todos os colaboradores;
  • Consulte as legislações locais e nacionais;

E durante a pandemia?

A crise mundial com certeza mudou muito o olhar das empresas para ter protocolos, isto é bom, pois mostra quão importante é ter procedimentos.

Justamente por isto é necessário estar atento nas especificações do que o seu negócio precisa, cada empresa tem suas necessidades.

Gostou de saber um pouco sobre protocolo de emergência?

Protocolo de emergência, como desenvolver para o meu negócio?
Dúvidas?Fale Conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *