Implantar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é fundamental para reduzir riscos ocupacionais gerados por perigos eminentes nos ambientes de trabalho. Além disso, os impactos do PGR são percebidos a medida que reduzem os acidentes e/ou fatalidades nos trabalhadores, afastamentos por falta de procedimentos inadequados e se evitam multas ou penalidades pela falta de cumprimento dos requisitos normativos.
Os impactos do PGR na Segurança e Saúde do Trabalho também podem ser gerados nos ambientes de trabalho e associados aos resultados alcançados com investimentos na implantação de medidas ou ações preventivas, com os treinamentos obrigatórios na área de SST, com a implantação de um modelo de gerenciamento de riscos ocupacionais e com indicadores de desempenho do processo de produção como, por exemplo, produtividade, qualidade, turn-over, etc.
O que é o PGR
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) está previsto pela NR 01 e é proposto com o objetivo de promover o gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO). O GRO é um processo que define as atividades necessárias para implementar um conjunto de medidas preventivas que reduzam os níveis de exposição aos riscos ocupacionais que os trabalhadores estão expostos nos ambientes de trabalho.
O processo de gerenciamento de riscos deve prever a identificação de perigos, a avaliação e o controle dos riscos ocupacionais, a análise de acidentes, a preparação do plano para emergência e a documentação necessária que deve ser mantida da área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO).
O PGR é construído a partir do inventário de riscos ocupacionais e entrega um plano de ações preventivas que devem ser implantadas nos estabelecimentos, setores, atividades ou processos industriais. É um programa que leva em consideração os requisitos normativos e pode ser atendido a partir de outros Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) certificados como, por exemplo, a ISO 45001:2018, criando uma cultura de melhora contínua (PDCA) da SST.
Gostou? Ainda vamos falar no próximo artigo sobre o SGSST, o assunto é bem rico e complexo. Mas se você quer uma ajuda por agora, basta clicar no link abaixo: