Prevenção de acidentes nas empresas

Prevenção de acidentes nas empresas

Prevenção de acidentes nas empresas (ambientes de trabalho) são os maiores medos dos setores de segurança de qualquer empresa, pois o capital humano sem dúvida é o mais imprevisível e valioso dentro das organizações.

Não é incomum a ocorrência de acidentes que a causa parece ser boba ou inocente de mais para ter acontecido e por mais treinamentos ou orientações que exista, sempre haverá possibilidades de acontecer acidentes de trabalho.

Precauções

Por isso é de extrema importância que constantemente seja reforçado a importância para os colaboradores dos cuidados diários aos detalhes e os processos podem te ajudar a gerenciar os acontecimentos:

  • Crie rotinas de processos;
  • Controle com KPI’s;
  • Equipes de fiscalização e distribuição das atividades;
  • Informativos espalhado na empresa
  • Campanhas de envolvimento entre colaboradores e a comunidade;
  • Reciclagem constante sobre segurança do trabalho;

Ações práticas de segurança

Além de precauções, algumas ações são importantes e essenciais para garantir a segurança de todos e são atividades que depende desde o setor de compras que deve adquirir EPI’s de qualidade, o gestor que entrega os equipamentos e o usuário que deve entender a importância do mesmo.

As dicas são:

Utilize equipamentos adequados:

O primeiro passo para prevenção é a utilização de equipamentos de proteção adequados (EPi’s), utilizar uniformes devidamente sinalizados e protegidos para cada tipo de atividade a ser exercida.

Protocolos para acidentes quando necessário:

Quando algum acidente acontecer, a primeira providência a ser tomada é informar os superiores. Com isto você previna a agravação do problema, previne riscos de acidentes futuros e conta com apoio para correção imediata do acidente e seguir protocolos evitam possíveis erros.

Evite que pessoas façam atividades sem experiência ou supervisão:

Realizar atividades no qual o indivíduo não está habituado pode ser um problema. Muitos acidentes acontecem pela falta de informação e conhecimento do uso de maquinários ou funções a serem exercidas.

Falta de atenção:

Muitos problemas são desenvolvidos a partir da falta de atenção dos trabalhadores ao realizarem suas tarefas, estudos mostram que os horários com maior índice de acidentes são ao final de turno, ou hora extras, quando o colaborador já está cansado e desatento ou com presa de ir embora. Evite fazer o trabalho com pressa, assim você evita a exposição ao risco e não realizara seu serviço com má qualidade.  Não brinque no trabalho e fique atento a utilização das máquinas e ferramentas, ajudará também na prevenção de acidentes na empresa.

Adotando medidas simples e práticas você estará contribuído para diminuição do número de acidentes no ambiente de trabalho, é de extrema importância que você tenha um técnico de segurança que te auxilie nas decisões relacionados a esse assunto.

Prevenção de acidentes nas empresas
Dúvidas?Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *