Práticas de sustentabilidade nos supermercados

Práticas de sustentabilidade nos supermercados

Como melhorar a responsabilidade ambiental do meu empreendimento

Quando falamos em sustentabilidade logo pensamos apenas em áreas verdes ou na natureza, mas a sustentabilidade está muito além de ser apenas “verde”.

O termo sustentabilidade envolve três pilares: econômico, ambiental e social. Uma empresa que gera empregos, gera retornos sobre investimentos e paga impostos está se envolvendo no pilar econômico da sustentabilidade. O pilar ambiental envolve medidas relacionadas à qualidade da água, do ar e ao uso de energia. Socialmente, a sustentabilidade significa ter um impacto na comunidade em que está inserido, ter responsabilidade na produção e nas práticas de emprego.

Sustentabilidade aos supermercados

Falando em especial aos supermercados, onde existem muitos itens perecíveis, alto uso de energia elétrica, alto índice de lixos recicláveis, muitos empregos envolvidos e afins. Ou seja, muitas ações de sustentabilidade podem e devem ser implementadas. Existe até mesmo um termo chamado, supermercados verdes, que se baseiam em alguns pilares como:

  • Aquisição de energia renovável
  • reutilização da água
  • redução do uso de ar condicionado
  • Certificações
  • Indicadores em toda cadeia produtiva
  • Etiquetas ambientais, estações de reciclagem
  • Oferta de produtos orgânicos
  • Recolhimento do óleo de cozinha usado, pilhas, baterias e medicamentos vencidos, dentre outros.

Após uma crise como essa, a geração de lixo nas residências aumentou em até 60% e o olhar para o destino desses resíduos também aumentou. Algumas ações podem ser tomadas, para melhorar até mesmo a redução de custos, por isso vamos dar algumas dicas para incluir seu supermercado nessa linha sustentável:

  1. Revise a operação;
  2. Priorize equipamentos de alto índice de eficiência energética
  3. Ofereça e faça a coleta seletiva;
  4. Procure por cooperativas do seu município que já coletam esses resíduos;
  5. Evite todo tipo de desperdícios;
  6. Valorize e incentive seus colaboradores a utilizarem transportes alternativos;
  7. Envolva a equipe e valorize as ações individuais;

Segundo a APAS, Associação Paulista de supermercados existem leis vigentes que se direcionam aos supermercados, com algumas atualizações:

Pelas leis de resíduos vigentes, há 3 grandes mudanças na gestão dos resíduos, onde os supermercados devem estar atentos:

  1. Grande gerador – empresas que geram mais de 200L (2 sacos de 100L) /dia de resíduos terá que se responsabilizar pela destinação de seus resíduos, independentemente da coleta pública municipal, se a prefeitura não reconhecer este resíduo como equiparado ao domiciliar. O que muda são as regras de cidade para cidade, quanto a contratação deste serviço. Portanto, verifique as regras municipais sobre a gestão de resíduos.
  2. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – é o documento que descreve os processos e destinação dos resíduos, bem como a participação na logística reversa, além de indicar o responsável técnico pela gestão. O PGRS passará a ser exigido pelas prefeituras, na medida em que estas regulamentem a gestão e fiscalização, atendendo a legislação federal, estadual e ações do ministério público;
  3. Responsabilidade Pós-Consumo – A participação do comércio nos acordos setoriais se dá pela disponibilização de pontos de coleta para os itens que comercializamos e a promoção da comunicação com o cliente sobre como descartar corretamente, mas há regras que embasam isso, para que a responsabilidade realmente seja compartilhada com toda cadeia produtiva.

 Durante a quarentena os supermercados são negócios de necessidade essenciais, ainda mais por esse motivo, deve-se melhorar os processos e atualizar a gestão. Nós da Workcare, temos serviços específicos a esses negócios e nós colocamos a disposição para manter seu estabelecimento em dia com a legislação e com as novas necessidades do mercado.

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