O mapeamento de risco é uma ferramenta extremamente importante para toda empresa, pois independentemente do tamanho ou área da atuação, todo negócio oferece algum tipo de risco (seja ao funcionário ou para o cliente). Mapear os riscos relacionados ao negócio, significa cuidar de todos que transitam dentro do ambiente e evitar grandes problemas.
Como o mapeamento de risco é aplicado?
É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.
O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande.
Para que serve o mapeamento de risco?
O Mapa de Risco visa também estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visa estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança. De certa forma, o colaborador se envolve mais e entende as consequências dos problemas possíveis dentro da organização.
Quem elabora o mapa de risco?
Enganasse ao achar que é um documento altamente difícil ou burocrático para ser elaborado, na verdade segundo a NR 05 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes pode elaborar e assinar o documento.
Porém, o ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria, com algum profissional de segurança. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima. Ele pode ser feito por setor ou da empresa como um todo, vai depender da decisão do grupo ou dos gestores.
Minha empresa não tem CIPA e agora?
Nesse caso é importante contar com uma empresa de segurança e saúde do trabalho, os especialistas saberão identificar os pontos críticos e necessidades da empresa. Nesse caso, nós podemos te auxiliar.
Toda empresa precisa do mapa de risco?
Sim. Se tiver risco tem que ter Mapa de Risco. Com ressalvas dos ambientes mutáveis, tipo construção civil ou eventos rápidos (mesmo assim vale consultar um especialista).
Gostou de saber um pouco sobre Mapa de Risco?
Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais.