Janeiro branco é o mês dedicado a promoção da Saúde Mental. Ha quem ainda pensa que saúde mental é só a não existência de doenças que provocam o adoecimento emocional. No entanto, trata-se de algo maior que isso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) fala que o conceito de saúde mental é muito maior que o fato de não haver doença, nesse caso, a OMS fala que é um completo estado de bem-estar físico, mental e social.
Dessa forma, saúde mental acabou ganhando notoriedade nos últimos anos, afinal, é um tema complexo e que se faz necessário lembrar em todos os dias do ano, mas também, precisa de um mês exclusivo de para promover sensibilização acerca.
A importância do Janeiro Branco
De acordo com o histórico da campanha, o Janeiro Branco foi posto em prática no Brasil em 2014. Seus anos iniciais reuniu profissionais e estudantes de psicologia de distintas regiões do Brasil.
No país todo, muitas instituições abraçaram a causa, escolas, faculdades, empresas públicas e privadas, shoppings, igrejas… Foram muitas as formas das quais essas instituições encontraram para falar sobre o tema da saúde mental, afinal, é um tema de suma relevância.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, a depressão é um transtorno mental frequente. A organização ainda estima que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.
Dados
Uma pesquisa feita pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, apontou os seguintes dados:
- transtornos mentais e de comportamento são a terceira maior causa de afastamentos nas empresas;
- entre 2012 e 2016, cerca de 9% dos casos de aposentadoria por invalidez ou acesso ao auxílio-doença foram decorrentes desses quadros, segundo a pesquisa;
- 31% dos auxílios-doença não ligados a acidentes são decorrentes de depressão
Ou seja, é crucial sensibilizar os colaboradores a respeito dos cuidados que se deve ter com a saúde mental. Afinal, uma saúde mental desestabilizada pode provocar grandes danos à vida dos mesmos.
Para isso, selecionamos 10 ações de endomarketing que vão ajudar você nessa jornada em prol da saúde mental dos colaboradores, confira abaixo:
- Palestras de sensibilização para o tema
- O ambiente precisa comunicar
- Campanhas internas
- Controle o clima organizacional
- Pratique a Comunicação não violenta
- Kit da campanha e brindes
- Dê informação sobre doenças que acometem a saúde mental
- Use materiais referenciados para adaptar melhorias para a Saúde Mental do colaborador
- Envolva os gestores no processo de saúde mental da empresa
- Elimine os preconceitos
A saúde organizacional vai além do corpo, cuidar da saúde mental e do nível de estresse dentro das empresas é uma forma de manter a qualidade de vida no trabalho e o clima organizacional, quem saber mais? Click no link abaixo