Identificando doenças psicológicas na empresa

Identificando doenças psicológicas na empresa

Isto realmente existe você sabia?

Muito têm se falado sobre doenças psicológicas, dizem ser o mal do século, essas são doenças silenciosas que não escolhe gênero ou classe social. A depressão é a doenças mais conhecida e comum entre as pessoas, uma doença psiquiátrica crônica que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Mas identificando doenças psicológicas na empresa pode ajuda-lo muito e mostramos isto neste artigo.

Existe uma causa?

Ela pode ser iniciada após algum grande trauma na vida do indivíduo, como uma perca familiar, um abandono de pais, falências, fim de relacionamentos, pessoas com vícios ou pessoas que precisam tomar grandes decisões, como escolher a faculdade, entrar ou sair de algum emprego.  Não é possível definir a culpa pela doença, até porque pode-se desenvolver depressão sem algum motivo definido.

No século atual, as pessoas passam cada dia mais isoladas em suas casas e em seus empregos, com jornadas enormes de trabalho ou durante o transito, o indivíduo foi aos poucos substituído por números ou senhas.

Dados atuais sobre a depressão nas empresas

Não é por acaso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, até 2020, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 121 milhões de pessoas sofram com a doença, sendo 17 milhões só no Brasil.

Em 2013, um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social apontou que mais de 61 mil pessoas receberam auxílio-doença por causa da depressão, número 5,5% superior ao de 2012. São Paulo é o recordista, com 18.888 benefícios concedidos. Minas Gerais (8.628) e Rio Grande do Sul (7.835) completam a lista. De acordo com o Senado Federal, a depressão é hoje a segunda causa de afastamento do trabalho, só perdendo para as lesões por esforço repetitivo (LER).

As empresas devem estar atentas aos sinais da sua equipe, como baixa produtividade, muitas ausências no trabalho, altos índices de atestados e outras características como:

  • Desânimo, cansaço e indisposição;
  •  Ansiedade, preocupação, insegurança e indecisão;
  • Sensação constante de culpa, inutilidade, incapacidade, desamparo e solidão;
  • Alteração no sono – tanto a insônia quanto o excesso de sono -, cansaço fora do normal;
  • Alteração no apetite – excesso ou falta dele;
  • Dificuldade de concentração e falhas na memória;
  •  Ideias de morte ou suicídio;
  • Tristeza e/ou irritabilidade persistente, inquietação e isolamento social;
  • Perda da capacidade de sentir prazer nas atividades que antes gostava de fazer, seja no trabalho ou no lazer, inclusive na vida sexual;
  • Choro, insatisfação, afastamento das atividades sociais, perda de energia, preocupação excessiva com os problemas.

Características que podem ser identificadas não apenas na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho, por isso a importância da humanização e da comunicação também com a família dos trabalhadores. Quais ações a empresa pode adotar?

Ações de qualidade de vida no trabalho podem auxiliar a reduzir e/ou identificar doenças psicológicas entre os colaboradores (ou depressão). Disponibilizar auxílio médico, atividades esportivas, atividades em grupo, pequenos momentos de ócio ou de leitura dentro do horário de expediente, podem fazer a diferença no tratamento dessa doença silenciosa, ou outras:

1 – Facilitar a comunicação entre os líderes e os liderados, pode parecer um ato simples, mas se colocar à disposição da sua equipe pode acalentar momentos de tristezas.

2 – Mostrar a importância que a atividade da empresa têm para as pessoas, por exemplo, mostrar o quão importante o trabalho dele é importante para a os indivíduos. Se sentir pertencente a algo maior!

3 – Desenvolver atividades sociais, a empresa pode escolher uma causa social que faça sentido para os objetivos estratégicos do negócio e convidar os interessados para esse projeto.

4 – Trazer a família junto a organizações, além de envolver a sociedade, é essencial em alguns momentos, convidar os familiares dos funcionários para ações de entretenimento dentro da empresa.

Após essas medidas, é importante acompanhar a equipe e como estão reagindo as medidas, também é importante se comunicar com toda equipe, o que eles acham relevante e como seria possível melhorar o ambiente organizacional para reduzir doenças psicológicas entre os colaboradores?

Não se trata apenas de implementar esses serviços ou programas de bem-estar. Os funcionários precisam querer participar deles.

Como mudar essa mentalidade?

Você precisa descobrir por que as pessoas querem ser saudáveis. E, então, perguntar: “como você pode ser saudável?” É preciso fazer a conexão entre saúde, vida e bem-estar. [Os funcionários] têm de sentir que estão fazendo isso por eles, não pelo chefe ou pela companhia. 

Ainda ficou com dúvidas sobre doenças psicológicas?

Você pode implementar ações de qualidade de vida na sua empresa, conte conosco. Identificando doenças psicológicas na empresa pode solucionar muitos problemas de produtividade!

Identificando doenças psicológicas na empresa
Dúvidas?
Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *