Filme Horizonte Profundo e o que ele pode ensinar sobre erros na segurança;

Filme Horizonte Profundo e o que ele pode ensinar sobre erros na segurança;

Esse filme com nome original Deepwater Horizon (baseado em fatos reais), conta sobre a tragédia em 2011 no Golfo do México, nos Estados Unidos, onde a plataforma explodiu deixando 11 mortos,22 feridos e o maior desastre ambiental da história do pais.

O filme está disponível no no streaming Netflix e conta algumas partes dessa tragédia que mostrou como vários erros no processo de segurança do trabalho podem ocasionar uma tragédia como a ocorrida.

A tragédia

A tragédia causou um derramamento de 750 milhões de litros de petróleo no mar, o dano foi de tal magnitude que um operador compara ao desastre que a pandemia de coronavírus está causando agora a nível local. A plataforma marinha Deepwater Horizon da empresa britânica explodiu na costa da Louisiana.

O petróleo se espalhou pelas águas do Texas, Louisiana, Alabama, Mississipi e norte da Flórida, devastando não apenas a vida marinha, mas também as economias costeiras do sudeste do país.

Falhas e erros

No filme vários termos técnicos são levantados e muitos pequenos erros, como sensores sonoros e visuais, falta de testes, faixas visuais nos corredores, rádios, falta de ficha ao trocar o turno e afins, coisas que poderiam no minimo reduzir a tragédia.

Dez anos depois

O relatório da Oceana alerta que, uma década depois, a perfuração petrolífera offshore continua sendo uma ameaça à saúde, ao ecossistema e à economia.

Especialistas em meio ambiente alertam que o dano causado à vida marinha pelo derramamento ainda persiste e que os Estados Unidos não aprendeu a lição.

Um relatório divulgado pela Oceana, uma das maiores ONGs para a conservação dos mares, diz que nos cinco anos seguintes à explosão, a população de baleias Bryde diminuiu 22% e que algumas populações de peixes, camarões e lulas desapareceram em 85%.

“O governo estima que até 60 milhões de galões de petróleo permaneçam no meio ambiente”, diz o estudo.

Julgamento

Petrolífera britânica terá de pagar 20 bilhões de dólares em indenizações por danos referentes a vazamento de petróleo no Golfo do México. Pacto é considerado o maior acordo ambiental da história dos Estados Unidos.

Um juiz de Nova Orleans aprovou um acordo de 20 bilhões de dólares entre a petrolífera britânica BP, o governo federal dos Estados Unidos e cinco estados americanos, por indenizações referentes ao vazamento provocado pela explosão da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México.

Em comunicado, um porta-voz da BP disse que a empresa está “satisfeita” com a decisão da corte, que “finaliza o acordo histórico anunciado em julho passado”.

Aprendizado

Esse filme mostra como pequenos detalhes dentro das empresas fazem a diferença ao manter a vida das pessoas em segurança, criar padrões, regras e procedimentos são importantes em momentos de crises.

E não existe pequenos ou grandes erros, todos são importantes para a segurança do trabalho.

click aqui e fale com especialista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *