Toda empresa industrial possui algum tipo de risco e eles são divididos em algumas modalidades e expostos através das cores. Esses possíveis acidentes são os riscos ocupacionais.
Os riscos ocupacionais são classificados pelo Ministério do Trabalho de acordo com sua natureza: física, química, biológica, ergonômica e acidente. Cada tipo é identificado por uma cor, o que facilita a sinalização e favorece a segurança do profissional nas fabricas.
Divisão dos riscos ocupacionais
- Riscos operacionais;
- Riscos comportamentais
- Riscos ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).
A prevenção de acidentes
Para facilitar a prevenção de acidentes e mitigação dos riscos ocupacionais, as normas regulamentadoras e o MT definem uma classificação por cor, pensada para facilitar a elaboração do chamado Mapa de riscos ocupacionais, que já citamos em um outro artigo, basta clicar aqui
A divisão das cores
Verde define os riscos físicos
Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
Vermelho é para os riscos químicos
Fumos, gases, vapores. Substâncias compostas ou produtos químicos em geral que possam causar algum dano.
Marrom abrange os riscos biológicos
Bactérias, protozoários, vírus, fungos, parasitas.
Amarelo, são os riscos ergonômicos
Esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, trabalho noturno, jornadas de trabalho extensas, dentre outros.
Azul, associado ao risco de acidentes
Máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas e iluminação inapropriadas,risco de choque elétrico, risco de incêndio, atmosferas explosivas, etc.
Independente de você conhecer essa separação, é essencial a orientação de um profissional, pois vidas podem estar em jogo. Basta clicar no link abaixo: