Como manter o meu funcionamento com os cuidados necessários
Em meio a tudo que recebemos de informações sobre o COVID-19, muitas são as informações sobre o que é o vírus, quais as ações que devemos ter como indivíduos para nós proteger e proteger a nossa família. Já sabemos o que é COVID-19, como ele é transmitido e a maior dificuldade a todos é: é um inimigo invisível.
Estamos considerando o Coronavírus uma crise mundial, influenciando a economia, o sistema de saúde, as logísticas, os empregos e acima de tudo as empresas.
Os desafios das empresas:
1-Se manter em funcionamento ou não? Algumas empresas têm serviços essenciais, outras não podem parar as operações ou não compensa manter o funcionamento, pois dependem que outras empresas ou fornecedores que estão fechados. Para aquelas que precisam manter o funcionamento existem novas necessidades diante da pandemia, que vamos falar mais abaixo.
2- Obrigações legislativas não deixaram de existir – a maioria das empresas precisam declarar documentos de seus funcionários, como o E-social, ou realizar exames periódicos, admissionais e demissionais, e aí mais uma dificuldade, pois muitas empresas para esse tipo de serviço se encontram fechadas.
3- Manter a calma e colaboração de todos os colaboradores- sabemos que todos estão preocupados com o COVID-19, a empresa precisa se planejar para cuidar da saúde de todos da equipe e se colocar à disposição para conversar sobre cada especificidade.
Diante de tantos desafios, nós da Workcare ESTAMOS AQUI para te ajudar e listamos algumas ações que indicamos para que o seu negócio se mantenha em funcionamento de forma gerencial e planejada.
Lembramos que cada organização precisa de um olhar interno e individual, pode ser que para o seu negócio alguma das ações abaixo não seja eficiente ou necessária, por isso temos uma equipe multidisciplinar que irá te apoiar para tais decisões. Segue as orientações:
- Disponibilize EPI’S individuais – algumas operações já necessitavam de equipamento de proteção individual, mantenha essa disponibilidade, porém com o cuidado redobrado, como por exemple para máscaras. O uso de mascaras com a pandemia do COVID-19 em ambientes menores é essencial, porém ela deve ser usada apenas por uma por dia, podendo ser trocada (se for descartável) ou higienizada e aquecida (levada a alta temperatura, se for de pano) ou ainda descartada em caso de modelos de segurança. Lembrando que essas decisões devem ser pautadas por um especialista.
- Reorganize a áreas comuns – linhas de produção, refeitórios e escritórios, pois o contato humano entre os colaboradores deve ser evitado, manter de 1 a 2 metros de distância entre as baias de trabalho.
- Revezar turnos e transportes – reorganize horas extras, entradas, saídas e horários de almoços, evitando aglomerações das equipes de trabalho.
- Eduque seus colaboradores para manter a higiene individual – a higienização das mãos é um cuidado essencial, porem individual. Dessa forma ensine a forma correta e disponibilize material para a higienização das mãos com frequência. Também ações que evitem contato com as mucosas, distribuía informativos e dê exemplos.
- Disponibilize álcool em gel – mas cuidado com o local de aplicação, é um produto inflamável e por isso o planejamento de onde o funcionário irá passar o produto nas mãos, também deve ser pensado por um profissional.
- Home office– os funcionários que possuem a disponibilidade de trabalharem em casa, dê o suporte necessário para essa equipe. Crie rotinas de trabalho, ferramentas, monitore através de seus líderes, mas não deixe de os manter informados sobre os cuidados individuais com a saúde. Use das ferramentas de tecnologia para manter a comunicação em dia.
No Brasil não sabemos com exatidão quando será o pico da contaminação comunitária, porém sabemos que a crise econômica irá acompanhar esse crescente, por isso manter em funcionamento de forma saudável as organizações será essencial, tanto para a saúde financeira, quanto para o psicológico dos colaboradores e empresários.
Conte conosco para essa nova fase do seu negócio, nossa equipe multidisciplinar é preparada para esse momento de crise. Clique abaixo e consulte um especialista: