Sistemas de Gestão Integrada pode ser composto pelos sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e da saúde e segurança no trabalho são parte integrante do sistema global de gestão da organização. Sendo assim, faz-se necessário à sua integração, a fim de que se obtenham respostas mais efetivas e apropriadas a melhorar o desempenho global da organização.
A figura a seguir, ilustra a integração dos vários sistemas existentes numa organização. Pode-se facilmente perceber que os resultados dos negócios dependem da integração e harmonia dos fatores.
Como ocorre a Integração dos Processos?
Produção – produtos e serviços – para ser bem sucedida e garantir sua sobrevivência a organização precisa fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades explícitas e implícitas das pessoas. Os requisitos para tal atendimento são, conforme descrito no capítulo V, qualidade; entrega no local certo, na quantidade certa e na hora certa; preço; segurança e moral.
Uso ativo do dinheiro, tecnologia e posição no mercado – a gestão financeira da organização tem que ser eficaz, de tal forma a torná-la capaz de saldar seus compromissos com fornecedores, funcionários e o Estado, e também capaz de assegurar lucros para os acionistas.
O uso da tecnologia é elemento extremamente importante para colocar ou não a organização numa posição vantajosa frente a seus concorrentes. A tecnologia pode permitir a colocação no mercado de produtos mais competitivos, além de poder reduzir sensivelmente os custos de produção.
Também a posição no mercado é extremamente importante, uma vez que todos os concorrentes estão trabalhando para ocupar o espaço da organização. Neste contexto, estratégias de propaganda e marketing são fundamentais para ampliar vendas, vantagem competitiva e, consequentemente, assegurar a sobrevivência da organização.
Relações humanas – a base de toda organização são seus funcionários, são eles as pessoas responsáveis por todas as atividades desde a aquisição de mercadorias até a entrega do produto ou serviço ao cliente. Neste contexto, cabe à organização criar continuamente um ambiente propício ao bom desempenho das pessoas, através do respeito às pessoas como seres humanos, da satisfação de suas necessidades básicas – ver hierarquia das necessidades no capítulo V, da garantia de um ambiente seguro e livre de riscos de morte, ferimentos, doenças ou quaisquer outros danos.
A segurança é um fator importante que influencia o desempenho e a produtividade das pessoas. Desse modo, ela deve ocupar lugar de destaque e ser tema do planejamento e decisões estratégicas da organização.
Relações com fornecedores e clientes – qualquer organização só existe para satisfazer as necessidades de seus clientes. Tal satisfação só será assegurada por um elevado nível de qualidade de toda a cadeia organizacional: desde os fornecedores, passando por todas as etapas do processo produtivo, até a entrega do produto ou serviço ao consumidor.
Por melhor que possam ser os projetos e os processos produtivos, a qualidade jamais será satisfatória se os materiais e serviços recebidos não forem alto nível de qualidade. A organização deve estabelecer com fornecedores e clientes uma relação de parceria, confiança e, por consequência, de longa duração. Esta relação tem que caracterizar-se pelo fato de todas as partes ganharem. Só assim, poder-se-á assegurar a sobrevivência de todos a longo prazo.
Meio ambiente e processos – é do meio ambiente que todas as espécies vivas tiram os elementos necessários à sua sobrevivência. Os recursos naturais devem ser usados de maneira racional, causando-se o mínimo impacto possível e tomando-se os cuidados necessários para não comprometer a capacidade das gerações atuais e futuras satisfazerem suas necessidades. Além do mais, com o aumento da poluição e com o esgotamento de vários recursos naturais, a legislação ambiental na ampla maioria dos países do mundo vem se tornando cada vez mais exigente e restritiva, imputando a quem degrada o meio ambiente severas penalidades.
A questão ambiental se não for tratada com a devida atenção pode se tornar numa fonte de aumento de custos, perda de competitividade, pelo fato de associar-se à organização a imagem de poluidora e destrutora do meio ambiente, e, até mesmo, na inviabilização do negócio, por exemplo, pela simples cassação do direito de operar.
Integração dos Processos é responsável pelo crescimento
Toda organização é constituída de uma série de processos, são eles os responsáveis por tudo, de benéfico ou adverso, que a organização produz. A melhoria contínua dos processos é o único meio de se obter a melhoria contínua do desempenho ambiental, das condições de saúde e segurança no trabalho e da qualidade de produtos ou serviços.
Os processos devem ser continuamente monitorados, a fim de se avaliar suas condições de operação, se continuam atendendo aos requisitos especificados, se continuam apresentando somente riscos toleráveis às partes interessadas, se continuam produzindo impacto ambiental insignificante, se continuam operando dentro do custo esperado. O monitoramento contínuo permite a identificação de tendências que poderão levar a futuros desvios operacionais.
A gestão dos negócios a partir de uma abordagem por processos, permite que se procurem falhas no processo e não culpados. Fica, portanto, claro que todos os sistemas da organização são apenas meios para o alcance da missão desta: a sobrevivência. É, então, imperativo que todos coexistam de forma integrada e harmônica, cumprindo cada qual a sua missão e assistindo e suportando aos demais sistemas para que cumpram suas.
Há muito em comum entre os três sistemas de gestão analisados, o que não é simples coincidência. Os três seguem os Princípios para Gestão da Qualidade, publicados pelo ISO/TC 176. Relembrando, os princípios são os seguintes:
- Organização focalizada no consumidor.
- Liderança.
- Envolvimento das pessoas.
- Abordagem por processos.
- Abordagem sistêmica para a gestão.
- Melhoramento contínuo
- Abordagem factual para a tomada de decisão.
- Relacionamentos com os fornecedores mutuamente benéficos.
Também a lógica operacional é idêntica nos três sistemas. Todos se utilizam do ciclo PDCA enquanto método de gestão. Tais semelhanças têm uma única finalidade: facilitar a integração dos sistemas.
Integrando seu SGI: ISO 9001, ISO 14001 e 45001
Um sistema de gestão integrada é aquele que trata os elementos comuns a todos os sistemas de uma forma integrada, mas respeitando-se e assegurando-se o cumprimento dos requisitos específicos e particulares de cada sistema independente.
Para efeito de integração, tomar-se a estrutura da norma ISO 14001, pelo fato de exatamente a mesma estrutura da norma OHSAS 18001 e por esta estrutura ser absolutamente compatível com a norma ISO 9001.
Princípios que regem o SGI
Comprometimento e Política: A organização deve estabelecer uma política integrada que a busca da satisfação das necessidades de seus clientes, da preservação do meio ambiente e redução da poluição, da garantia da saúde e segurança no trabalho. Deve assegurar o seu cumprimento e estar comprometida com o Sistema de Gestão Integrada.
Planejamento: Um plano para cumprir a política integrada definido deve incluir:
- Identificação de modos de falha e seus efeitos, aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos à segurança e saúde do trabalhador;
- Estabelecimento de objetivos e metas para qualidade, desempenho ambiental e saúde e segurança no trabalho.
- Desenvolvimento de planos de ação associados aos alcances dos objetivos e metas estabelecidos.
Implementação: A organização deve capacitar as pessoas envolvidas e prover os mecanismos de apoio necessários à efetiva implementação das ações planejadas.
Medição e Avaliação: A organização deve mensurar, monitorar e avaliar seu desempenho quanto aos elementos do sistema de gestão integrada.
Análise Crítica e Melhoria: A organização deve avaliar criticamente e aperfeiçoar continuamente seu sistema de gestão integrada para melhorar seu desempenho nos requisitos da qualidade, do meio ambiente, da saúde e segurança no trabalho.
Assim, o sistema de gestão integrada teria como objetivo fornecer à organização meios para planejar, desenvolver, verificar e corrigir, avaliar criticamente e melhorar as atividades relacionadas a:
- Qualidade de produtos, atividades e serviços.
- Aspectos e impactos ambientais.
- Saúde e segurança no trabalho.
Visando o atendimento de requisitos legais, requisitos de outras partes interessadas e a melhoria contínua do desempenho organizacional.