SIPAT: Tudo que você precisa saber e como promovê-la

SIPAT: Tudo que você precisa saber e como promovê-la

SIPAT ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento que contribui ativamente para a redução de acidentes de trabalho nas empresas. A SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214.

Quem trabalha em uma empresa cuidando da saúde dos trabalhadores ou com a gestão de pessoas sabe bem como são grandes as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Afinal, os colaboradores estão sujeitos a estresse, a cansaço e a insatisfações pessoais e profissionais. É aí que entra a importância da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Como a SIPAT pode melhorar o dia a dia na empresa?

Essa exposição a situações adversas, bem como a falta de ergonomia no local de trabalho e de investimentos em bem-estar, pode, inclusive, ser um fator que explica o alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente corporativo. E é justamente para minimizar esses riscos que a Norma Regulamentadora número 5 (NR-5) exige que as corporações promovam, anualmente, a SIPAT.

O que é a SIPAT e de quem é a sua responsabilidade?

A SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), também exigida pela NR-5. Segundo a norma:

“devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados”.

E essa comissão deverá ser composta por representantes do empregador e dos empregados, tendo como objetivo:

“A prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

Que essa é uma exigência legal já ficou bem claro. Mas, afinal, do que se trata, efetivamente, a SIPAT? Como o próprio nome remete, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho busca justamente a prevenção. Isso é feito nas empresas por meio de atividades e palestras para conscientizar e educar os trabalhadores, contribuindo ativamente para a redução de acidentes de trabalho.

O conceito legal de acidente de trabalho

Mas, afinal, o que é considerado um acidente de trabalho? Segundo a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), podemos defini-lo como “a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada ao exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou que decorre de risco próximo ou remoto dessa lesão”.

Segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, um trabalhador morre por acidente laboral ou por doenças ocupacionais. Além disso, outros 115 se acidentam no ambiente de trabalho.

Outras estatísticas, também divulgadas pela OIT, apontam que, aproximadamente, 86% dos óbitos anuais que ocorrem em ambientes laborais em todo o mundo são causados por doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Só no Brasil, no ano de 2014, foram registrados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cerca de 704,1 mil acidentes de trabalho.

Diante desses números, fica ainda mais clara a importância de desenvolver, em sua empresa, a CIPA e a SIPAT. Mas há algumas particularidades sobre elas que é preciso entender antes da elaboração do evento. Vamos detalhar mais o assunto a partir de agora.

Por que a SIPAT é tão importante?

Infelizmente, a ocorrência de acidentes de trabalho é mesmo muito alta no Brasil. Segundo o ranking mundial da Organização Internacional de Trabalho (OIT), nosso país é o 4º com mais óbitos por acidentes de trabalho em todo o mundo!

Podemos constatar a gravidade dessa situação analisando também os dados da Previdência Social. Segundo suas estatísticas, entre 2007 e 2013, ocorreram 5 milhões de acidentes de trabalho, dos quais 45% resultaram em mortes, invalidez ou afastamento permanente ou temporário dos postos de trabalho.

Além disso, os gastos provenientes de acidentes de trabalho são muito altos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou um total de R$ 58 bilhões com indenizações aos acidentados no mesmo período (2007 a 2013).

Diante de tudo isso, a SIPAT é uma exigência legal, mas também uma excelente estratégia para promover uma maior eficácia na execução de tarefas e diminuir os riscos e os casos de afastamento, proporcionando, assim, um maior bem-estar para os colaboradores — e, é claro, para a empresa.

O que oferecer em uma SIPAT?

Antes de pensar em quais atividades e temas devem ser trabalhados, é preciso estudar os maiores riscos de saúde e de acidentes aos quais os trabalhadores estão expostos. Essa é uma das tarefas que podem ser executadas em conjunto com a CIPA, ou seja, envolvendo os próprios trabalhadores nesse levantamento.

Posteriormente, conhecendo o perfil da equipe, veja quais são as melhores maneiras de se promover a conscientização. Procure as estratégias que, efetivamente, levarão o trabalhador à reflexão e à mudança de hábitos, gerando uma prevenção efetiva. Apenas munido dessas informações é que será possível selecionar as atividades de forma certeira.

Palestras, por exemplo, são essenciais — mas, além de informativas, elas precisam ser atrativas. Nesse sentido, vídeos, infográficos e momentos de interação são excelentes estratégias para conquistar a atenção e a aceitação dos colaboradores.

Algumas empresas realizam dinâmicas de grupo, gincanas, teatros empresariais e circuito saúde. Nessa ação, são mensurados diversos indicadores de saúde dos colaboradores, como gordura corporal, glicemia, pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC), entre outros.

Essas são estratégias bem inteligentes, sem dúvidas, uma vez que são ações motivadoras e divertidas e que aumentam o envolvimento do trabalhador. De toda forma, a SIPAT pode abordar diversos temas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada empresa.

E, apesar de ser um evento de prevenção de acidentes de trabalho, muitas empresas aproveitam o momento para debater também assuntos relacionados ao bem-estar corporativo e à saúde ocupacional.

Quais temas podem ser trabalhados em uma SIPAT?

  • Prevenção e combate ao incêndio;
  • Prevenção de acidentes de trabalho e de trajeto;
  • Hábitos saudáveis — alimentação e atividade física;
  • Equipamentos de proteção individual;
  • Ergonomia;
  • Programas de qualidade de vida no trabalho;
  • Doenças ocupacionais, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Ósteomuscular Relacionado ao Trabalho) — o que são e como preveni-las;
  • Saúde do trabalhador — principais cuidados;
  • Estresse;
  • Alcoolismo e tabagismo.

Por onde começar a organização da SIPAT?

Elaborar e executar um evento tão importante durante uma semana inteira é um trabalho que deve ser feito com planejamento. Veja quais as etapas para a organização da SIPAT.

Defina a equipe responsável

O primeiro passo é a determinar quem serão as pessoas responsáveis pela organização do evento. Se a empresa tem uma CIPA forte e bem articulada, é essa equipe que cuida do trabalho. Mas isso não impede que haja a participação de outros colaboradores. Em especial daqueles envolvidos com o departamento de Recursos Humanos.

Caso a comissão tenha muitos membros, pode prejudicar a reunião para elaborar o planejamento. É possível selecionar alguns para a SIPAT. O ideal é que haja, pelo menos, uma pessoa com experiência em eventos como esse para participar dessa organização.

Delegue um coordenador

Sabemos que é quase impossível organizar um evento desse porte sem que haja um líder na equipe. Portanto, o indicado é que seja escolhido alguém para coordenar o trabalho de todos. Vale a pena escolher um profissional do RH que tenha experiência no planejamento de eventos, que poderá receber o suporte do líder da CIPA, por exemplo.

Crie um plano de ação

Você já percebeu que planejamento é a palavra de ordem para que a SIPAT seja um sucesso, certo? Com a equipe organizadora formada, é hora de delegar tarefas para cada um dos membros da equipe. Considere suas habilidades e as propostas para o evento. Não se esqueça de ter pessoas responsáveis por:

  • Divulgação interna;
  • Pesquisa de temas e de palestrantes;
  • Contato com empresas para execução do evento, etc.

É importante que os envolvidos façam reuniões periódicas, antes da SIPAT, para que o cronograma seja elaborado e seguido por todos. Assim, se houver alguma mudança, haverá tempo para resolver, sem que isso atrapalhe o evento.

Faça uma boa divulgação

É preciso que haja uma excelente divulgação interna do evento para envolver os colaboradores e engajá-los na SIPAT. Aqui, vale a pena usar cartazes em lugares estratégicos (refeitório, banheiros, entre outros) e meios de comunicação da empresa, como e-mail, aplicativos, telas de computadores etc.

Não se esqueça do feedback

Por fim, obter as impressões dos participantes da SIPAT ao final do evento é fundamental para que você descubra o quanto a semana de prevenção foi efetiva. A mensuração de resultados pode ser feita por meio de pesquisa interna. Para isso, determine quais são os resultados esperados e as métricas de avaliação que serão utilizadas. Com isso, você terá base para a realização do evento no ano seguinte.

Quais as principais melhorias que a SIPAT traz para o cotidiano?

O que acontece na SIPAT não fica na SIPAT — tudo o que os trabalhadores aprendem deve ser colocado em prática no seu cotidiano. Só assim, essa semana de educação e conscientização dos colaboradores pode melhorar, efetivamente, o dia a dia da sua empresa.

Desse modo, o trabalhador se sente cuidado e querido e empenha-se mais para executar bem suas tarefas, focado e sem riscos. Além disso, outra melhoria que a SIPAT pode trazer é a de escolha de hábitos de vida mais saudáveis, o que ajuda na prevenção de doenças crônicas e, até mesmo, de LER/DORT.

A conscientização postural também costuma ser um grande ganho. Afinal, o trabalhador aprende essas e outras noções de ergonomia e passa a aplicá-las na sua rotina.

Enfim, vale ressaltar que, com mais consciência dos riscos e dos agravos à saúde aos quais está sujeito, o colaborador acaba se cuidando mais e executando suas tarefas com mais concentração e eficiência.

O que mais você precisa saber sobre a execução da SIPAT na empresa?

Mesmo sendo um evento já bastante conhecido em algumas empresas, ainda há algumas dúvidas em relação a ele. Vamos esclarecer boa parte delas a partir de agora.

“Realizei minha primeira SIPAT na primeira semana de maio do ano passado. A próxima deve ser, obrigatoriamente, na mesma data deste ano?”

A legislação diz que o encontro deve ser realizado anualmente, mas não entra em detalhes quanto a datas específicas. Então, de acordo com o que vemos no mercado, você pode muito bem marcar em maio, em um ano, e, no outro, em agosto, por exemplo — desde que haja uma SIPAT a cada ano.

“Qual deve ser a duração de uma SIPAT?”

O termo “semana” na sigla não é meramente figurativo. A legislação vigente exige que as atividades da SIPAT sejam realizadas durante uma semana inteira de expediente na sua empresa.

De fato, isso não implica que você deve fazer palestras de conscientização todos os dias da semana. No entanto, em cada um desses dias, deve haver, ao menos, alguma atividade de orientação e conscientização. Podem ser oficinas, rodas de conversa, dinâmicas com o RH etc.

“Há algum tema obrigatório?”

Lembra-se da nossa lista de sugestões de temas? Alguns deles, por serem questões importantes de saúde pública, devem ser abordados todo ano. São eles: DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), tabagismo e alcoolismo, por exemplo.

Falar desses assuntos é essencial para a sua empresa, visto que eles representam causas importantes de doenças, as quais podem levar a ausências ou até ao afastamento de algum funcionário. De fato, a legislação não obriga que eles sejam tratados, necessariamente, na SIPAT. Ainda assim, essa inclusão é uma excelente oportunidade para a sua empresa.

“É interessante contratar palestras gratuitas?”

O ideal é que você contrate uma empresa especializada em segurança do trabalho para ajudar a organizar a SIPAT. No entanto, nada impede que algumas palestras sejam ministradas por entidades que ofereçam seu serviço gratuitamente.

Para isso, contudo, é bom procurar saber todas as informações sobre o palestrante para decidir se o inclui, ou não, na programação. Muitas igrejas, por exemplo, podem oferecer palestras sobre determinados temas. No entanto, algumas delas o fazem com o intuito de tentar converter seus funcionários, e isso pode ofendê-los, criando até um grande problema para a sua empresa.

Portanto, boas opções para tratar de temas básicos de segurança são as palestras gratuitas dos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A experiência deles, aliada à missão idônea da entidade, garante um conteúdo de credibilidade que, realmente, agrega conhecimento a seus funcionários.

Em relação a temas mais específicos, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), você pode contar com as empresas que fornecem seus produtos de proteção. Até porque, como eles querem manter os clientes fiéis, enviarão uma equipe preparada com as melhores informações.

Quem, na empresa, deve se envolver com a organização da SIPAT?

Geralmente, em empresas menores, os profissionais do RH são os principais responsáveis. Eles devem entrar em contato com empresas palestrantes e organizadoras, elaborar atividades e oficinas, avisar os funcionários sobre a data e a importância do evento etc.

Agora, se a sua empresa contar com técnicos ou médicos do trabalho, essa função também pode ser delegada a eles.

Como motivar seus funcionários a participar da SIPAT?

A realização do evento é uma obrigação da empresa, mas é preciso engajar os colaboradores para que haja uma participação efetiva deles, alcançando os resultados esperados. Ou seja, é importante que eles utilizem os conhecimentos adquiridos durante a SIPAT ao longo da sua atuação no negócio. Veja, agora, algumas dicas de ações para motivá-los.

Abrir espaço para a sugestão de temas

Você pode fazer da SIPAT uma data pela qual os seus funcionários esperam. Uma forma de conseguir isso é criando uma caixinha ou abrindo um espaço de e-mail para que eles sugiram temas que considerem relevantes. Também vale perguntar se há algum palestrante que eles gostariam muito de ouvir e tentar contratá-lo.

Christian Barbosa (considerado o guru da produtividade), por exemplo, é uma presença muito produtiva, que costuma atrair diversos funcionários. Outra participante bem cotada é a famosa Monja Coen, que fala de temas cotidianos de uma forma leiga e sem professar nenhuma religião.

Incluir temas irreverentes

Em algum dos painéis, você pode incluir outros temas que interessem e divirtam os funcionários. Por exemplo: em uma palestra, inclua o tema “como não se estressar com seu chefe”.

Sem dúvida, esse é um título que atrairá muitos pela brincadeira — mas que pode servir de veículo para falar de temas importantes, como técnicas de relaxamento, trabalho em grupo, a importância das normas de segurança, entre tantos outros assuntos.

Fornecer um coffee break

Oferecer um bom buffet de coffee break é sempre uma ótima ideia, afinal, todo mundo gosta de comer de graça, não é? Então, se você condicionar um bom lanche à participação na SIPAT, certamente, a presença será maior. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de promover a integração entre os colaboradores e a gestão.

Criar um dia aberto à família

Outra forma bem eficaz de atrair os funcionários é deixando as portas da sua empresa abertas para a família dos colaboradores. Muitos deles morrem de vontade de mostrar aos pais, aos cônjuges e aos filhos o que eles fazem e em que ambiente trabalham. E a SIPAT pode ser o momento ideal para isso.

Nesse sentido, você pode incluir palestras interessantes com temas para toda a família e melhorar o vínculo do funcionário com a sua empresa. Assim, além de incentivar a participação na SIPAT, o funcionário passará a valorizar mais ainda o seu local de trabalho.

Como garantir o aprendizado e o envolvimento dos funcionários?

Bem, mesmo que eles estejam muito motivados, a SIPAT pode acabar por ser um fracasso. A razão? Provavelmente, as atividades propostas por você são entediantes ou pouco relevantes.

Então, para evitar isso, aqui vão mais algumas dicas de como aumentar o envolvimento dos seus colaboradores na SIPAT e tornar o evento um sucesso!

Intercale palestras com atividades dinâmicas

Apesar de importantes, as palestras são muito cansativas. Por isso, não é produtivo obrigar seus funcionários a ouvirem cinco horas sem interrupções, interação ou intervalos.

Nesse sentido, atividades dinâmicas, como oficinas, podem ser bem interessantes para que eles apliquem o que acabaram de aprender nas palestras.

Faça rodas de conversa

A maioria das pessoas ama falar e dividir suas experiências. Assim, as rodas de conversa são ideais, pois permitem aos colaboradores dividir o que aprenderam, desabafar seus incômodos e fortalecer a relação com os demais colegas.

Distribua brindes

Você ainda pode entregar um brinde para os funcionários que participaram de todas as atividades. Nesse caso, deve ser algo significativo e agradável, como um bombom ou uma nécessaire. Evite canetas e materiais de escritório — isso raramente motiva as pessoas.

Encontre brindes que possam ser úteis, mas que também surpreendam seus colaboradores de alguma forma. Se você encontrar algo que tenha relação com o tema principal da SIPAT, pode ser ainda melhor.

Enfim, com essas dicas, temos certeza de que sua SIPAT será um sucesso! Lembre-se: é essencial garantir o engajamento máximo dos seus funcionários com essa semana, pois ela é um excelente momento para falar de temas importantes e dar dicas que, realmente, diminuem o risco ocupacional.

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