Como manter o relacionamento com meu cliente

Como manter o relacionamento com meu cliente

Mesmo em tempos de crise.

Essa crise realmente veio para confundir todos os empreendedores, hora fecha, hora abre, hora não sabemos o que fazer. Alguns negócios que se mantiveram abertos estão se adaptando a novas rotinas, tanto com seus clientes internos quanto externos, pois fornecedores e/ou clientes a maioria não estão funcionando normalmente.

Essa falta de previsibilidade tanto em nossas vidas pessoais, quanto nos negócios, nos obrigou a colocar os pés nos freios de muitos planejamentos. Mas isso realmente era necessário? Será que o momento não seria o ideal para planejar muito mais?

Percebi entre meu conhecidos e amigos empreendedores que eles estão sendo muito mais produtivos, falar sobre eficiência e otimização de tempo, virou quase que moda entre os negócios de sucesso. Claro que muitos planejamentos tiveram que parar, pois demandam de recursos, sejam financeiros, de pessoas ou equipamentos. Mas outros podem e devem se manter, como montar novos quadros de pessoas, plano de negócios de novos produtos, cotar objetos que possuem valor maior, enfim, essas coisas que podem ser estruturadas antes da reabertura normal pós quarentena.

O que eu posso fazer para não estagnar meu negócio?

Nesse momento a empresa não pode esquecer dos seus pilares e o que quer transmitir parar seus stackholder, se pergunte:

Quem somos?

O que oferecemos de solução para nossos clientes?

O que nossa cultura organizacional transmitia aos nossos parceiros e funcionários?

Como criar ações que fortaleça nossa cultura?

Onde queremos estar daqui 5 e 10 anos?

envolvidos no negócio

Se baseando nisso, mantenha ações e estratégias que não fuga dessas respostas, não se perca diante das mudanças, pois você sabe onde quer chegar e sabe o que seus parceiros esperam de você.

Por isso sabemos a importância de manter o relacionamento com os envolvidos, por exemplo:

Com seus funcionários, não omita os fatos, seja claro e objetivo ao transmitir o que tem acontecido dentro da gestão do negócio.

Com os fornecedores, liste os principais, avalie as contas e faça um novo mapeamento dos que serão necessários reduzir as compras, informe a nova medida e os mantenha informado. Caso alguns pagamentos fiquem atrasados, seja transparente ao informa-lo e pense em formas de negociar.

Com seus clientes, crie ou escolha um canal de comunicação eficiente com eles, não os deixe esquecer que você existe e ainda está ativo, crescendo e se planejando para um retorno ainda melhor!!

Aproveite para fazer pesquisas de mercado online, questione seus clientes, questione seus funcionários, estruture sua gestão!

Algumas dicas para manter esse relacionamento ativo:

  1. Mantenha um canal em funcionamento, para contato
  2. Utilize a tecnologia para manter algumas rotinas do seu negócio (reuniões, ligações, redes sociais)
  3. O marketing precisa ser repensado, as vezes forçar vendas nesse momento não pode parecer positivo
  4. Mantenha os pés em sua cultura organizacional
  5. Crie ações, sorteios, brindes, enquetes que envolva seu cliente

Cada negócio têm suas peculiaridades, nós sabemos que não existe uma receita de bolo, mas não se deixe abalar pelas noticias, pelas fatalidades e pense que seu empreendimento depende das decisões que são tomadas em meio a crise! Nós da Workcare temos outros serviços que podem lhe ajudar, criando uma gestão eficaz de crise. Click no link abaixo e não perca tempo para retomar na frente dos concorrentes:

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