É possível ser produtivo trabalhando em casa?
Nunca na história do Brasil tantas pessoas trabalharam em casa por um prazo indeterminado, mesmo sabendo que determinadas profissões são mais flexíveis. Algumas empresas não tiveram impacto e se beneficiaram durante essa fase de isolamento social do COVID-19. Aumentando sua produtividade com 6 dicas seja você um microempreendedor ou profissional.
Muitas profissões estão ganhando mais visibilidade (Web designer, detetive de dados, desenvolvedor de negócios, consultores financeiros, facilitadores de TI, customer success e outros) neste momento de pandemia. Importante ressaltar que estas tendências globais há dez anos quase não existiam.
Mas mesmo para profissões mais antigas e tradicionais, também é possível trabalhar de forma remota, graças ao avanço tecnológico, melhoras ao acesso na internet de qualidade e telefonia funcional e eficiente!
Por isso se você é CLT ou autônomo que têm a possibilidade de trabalhar em home office, prefira nesse momento. Quanto menos pessoas estiverem em aglomerações, menor será a chance do vírus espalhar-se.
Então vamos as dicas para conseguir trabalhar em casa e ser produtivo em suas atividades:
Fixe uma rotina – defina qual horário você irá trabalhar, siga sua rotina normalmente, tome café da manhã no mesmo horário, almoço e lanche. Separe pequenos momentos de pausas (para ficar um pouco em pé, responder e-mail-s e mensagens).
Explique para sua família que você está trabalhando – como todos estarão em casa (crianças e outros familiares) provavelmente queiram conversar ou chamar sua atenção de alguma forma, por isso deixe claro que você está ocupado, defina as pausas para dar uma atenção a eles.
Use ferramentas de gestão tecnológicas ao seu favor – pesquise agendas eletrônicas, use armazenamento de informações em nuvens, chamadas de vídeos e sistemas de gestão de projetos (Trello é um excelente exemplo). Nesse momento não é recomendado que você perca o contato com seus colegas de trabalho ou stakeholders da sua área de atuação.
Já anotou as primeiras dicas?
Faça lista de tarefas e prioridades – defina pequenas metas diárias, se pergunte: “o que eu preciso concluir hoje?”, “qual a principal urgência?”, “o que eu preciso fazer, pois outras pessoas dependem do meu trabalho?.” Caso seja uma tarefa muito grande, separe em parte e coloque datas para finalizar.
Organize sua área de trabalho – escolha o mesmo lugar para trabalhar todos os dias (Mesa, bancada ou escritório improvisado). Mas nunca trabalhe no sofá ou na cama por exemplo. Você precisa entender que está trabalhando e não descansando.
Comunique-se – se expressar pela internet, por mensagem de texto ou de voz, aumentam as chances que o receptor da mensagem tenha dúvidas ou não entenda o que você quis dizer. Por isso certifique que todos os envolvidos na comunicação entenderam o que você queria informar.
A grande vantagem do home office – as empresas estão cada dia mais flexíveis em relação a carga horaria, não importa mais o tempo que você está dentro da organização, mas sim, o quanto você é produtivo e eficiente. Então esteja focado, se organize e acredite que você pode ser produtivo mesmo estando em casa, pois nada mudou, você continuará sendo um excelente profissional.
Uma dica de amigo!
Caso você seja empresário e tem áreas na sua empresa com esta possibilidade, nós recomendamos que utilize essa opção, pois estará fazendo a sua parte e cuidando da sua equipe.
Agora coloque em prática e queremos ver vocês aumentando sua produtividade com 6 dicas!
Gostou de saber um pouco sobre aumentando sua produtividade com 6 dicas?
Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais.