Veja qual impacto tem para sua empresa!
A princípio no Brasil esta modalidade ainda não é algo tão comum, comparado a outros países. Mas é importante entender as necessidades de seus colaboradores em home office, sendo algo novo e diferente.
Portanto é necessário que ambas as partes (colaboradores e empresa) tenham paciência quanto a própria legislação trabalhista.
O funcionário que está trabalhando mesmo que fora das paredes da empresa, são responsabilidade da organização que precisa se adaptar a essa nova realidade. Por isso vamos abortar aqui os principais tópicos que os gestores devem se preocupar:
1 – Legislação
No Brasil, por mais que a modalidade não era muito frequente, ela já era regulamentada na CLT, a alteração feita em 2011 a lei 12.551 alterou o art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho, tratando ligeiramente de tema que há muito vinha sendo abordado pela Doutrina e Jurisprudência nacionais sobre o trabalho à distância (teletrabalho ou home office).
“O art. 6º é um dos principais e mais importantes artigos da CLT. Estabelece que não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, “desde que esteja caracterizada a relação de emprego”.
Controlando a jornada de trabalho
O controle da jordana do trabalho muda na versão Home office e é importante entender a diferença de “Subordinação jurídica” e o controle de jornada, nem com fiscalização de cumprimento de jornada. A subordinação jurídica nada mais é que a situação de sujeição do prestador de serviços ao poder de comando da empresa, às ordens disciplinares, ao sigilo, e à fidelidade ao empreendimento para o qual trabalha. Então o que muda na versão Home office para minha empresa?
Muda a forma como você lidera ou a gestão dessa equipe, claro que a situações de trabalho à distância deve envolver o controle efetivo pelo empregador de cumprimento de jornada pelo prestador de serviço, porém cada empresa pode negociar a carga horária, horas extras e controle desse período de trabalho desse empregado. Como essa jornada será controlada, ponto online, sistema, e-mail ou outras opções.
2 – SUPORTE TÉCNICO e FÍSICO
Quando dentro da organização toda estrutura física era subsidiada pela empresa, agora em formato Home office, muda para a sua empresa que o empregado está em sua residência, consumindo água, energia elétrica, internet, celular, computador e até mesmo espaço físico.
Essas inclusões podem ser negociadas entre as partes, como manutenção, aquisição de equipamentos, uso de softwares e até mesmo reembolso (fique claro que esse reembolso não passa a integralizar o salário do colaborador). Mas não é regra. Todas as decisões devem estar citadas no contrato de trabalho.
ALTERAÇÃO CONTRATUAL
Os funcionários que antes trabalhavam dentro da empresa, porém durante a pandemia agora estão como Home Office, é saudável que seja feito a alteração contratual. Uma vez que a legislação voltada ao teletrabalho não é totalmente especifica e as necessidades podem ser negociadas entre as partes (nesse caso não estamos falando de aumento ou diminuição de salários).
3 – SEGURANÇA DO TRABALHO E ERGONOMIA
Todas as legislações relacionadas a saúde do colaborador se mantém, então fique de olho nos exames e rotinas jurídicas da sua equipe.
É importante ter uma conversa franca com seu colaborador e entender qual estrutura ele tem em casa, algumas empresas disponibilizam mesas ou cadeiras mais confortáveis, isso é provado em vários estudos que ajuda muito a produtividade do colaborador e que ele consiga criar uma rotina de trabalho, mesmo que em casa.
Lembre-se também que ele não perde os benefícios antes cedido e vale avaliar os benefícios relacionados ao transporte.
4 – Atenção a segurança de informação
Em uma era tão informatizada, todos os processos são online e dependentes de tecnologia. E o seu colaborador não estava preparado para cuidar do sigilo das informações, não apenas pela falta de hábito, mas também pela desinformação e sistemas residenciais de segurança. Com certeza o antivírus do computador dele não está preparado para ser altamente eficiente.
É responsabilidade e interesse da empresa oferecer esse tipo de cibersegurança, existem várias empresas atualmente que atuam nesse seguimento, vale a pena o investimento.
Conclusão
Cuidar da sua equipe em home office é uma atividade nova, para você para todos, é importante conscientizar sua equipe sobre o aumento da responsabilidade quanto aos prazos de entrega das atividades, bem como o cuidado a ser tomado para não misturar vida pessoal e profissional e acabar comprometendo os resultados da organização ou a qualidade de vida.
Faz-se necessário também estipular uma forma de acompanhar o desempenho de cada colaborador que venha a adotar um modelo de contrato de trabalho Home office, como o uso de um sistema de controle de ponto digital, que pode ser acessado por meio de dispositivos mobile, caso você ache necessário.