Quais as responsabilidades das empresas?
Somente em 2017, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) registrou 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram se afastar de suas atividades profissionais devido a algum problema de saúde relacionado ao próprio trabalho. Grande parte desta estatística foi motivada pelas doenças ocupacionais mais comuns.
Em muitos casos as doenças laborais aparecem de forma silenciosa, após anos de trabalho. Nestas condições o tratamento é mais difícil e é muito frequente que as limitações decorrentes da própria doença impossibilitem o retorno ao serviço.
Para outros trabalhadores, a retomada de atividades profissional pode significar o agravamento da doença, já que ela está ligada à atividade que desempenhavam.
A gravidade da situação demonstra a necessidade de as empresas adotarem um rigoroso Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que, entre outros objetivos, visa a evitar a ocorrência de doenças laborais.
Doenças Ocupacionais mais comuns:
Dermatose Ocupacional – muito comum principalmente para quem desempenha atividades que utilizam óleo mecânico e graxa.
Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) – é causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento. Pode ser adquirida e desenvolvida por pessoas que desempenham as mais variadas funções.
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) – são adquiridos e desenvolvidos, principalmente em decorrência da má postura, dos riscos ambientais, da sobrecarga do esforço físico e da repetição de movimentos.
Surdez Temporária ou Definitiva – a perda da sensibilidade auditiva pode ser adquirida e desenvolvida quando há uma exposição contínua e intensa a ruídos.
Cada uma das doenças ocupacionais citadas pode ser prevenida, permitindo manter a equipe de trabalho saudável e produtiva. Controlar as doenças profissionais é ter mais segurança e saúde para o trabalhador e para o seu negócio.
Para manter a saúde ocupacional da equipe de trabalho existem vários exames periódicos, que quando feitos com frequência e por uma empresa de qualidade, poderá auxiliar a reduzir as doenças ocupacionais. Adaptações do espaço e na forma de trabalhar de toda a equipe também é uma forma de prevenir doenças (para isso consulte um especialista em segurança do trabalho).
A workcare possui uma equipe multidisciplinar para atender a todas essas demandas ocupacionais do seu negócio e te auxilia no entendimento sobre as diferenças entre doenças ocupacionais X doenças cronicas ou do cotidiano.
Gostou de saber um pouco sobre como evitar doenças ocupacionais?
Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais.