O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo detectar algum tipo de substância química, ou droga, que esteve presente no organismo de uma pessoa nos últimos 90 dias. Com o surgimento da lei 13.103, em 2015, a realização do exame toxicológico para detecção de uso de drogas, juntamente com os exames médicos e psicotécnicos, se tornou obrigatória para obtenção ou renovação de carteira de motorista das categorias C, D e E.
Esse exame não detecta antidepressivos, esteroides ou anabolizantes. Caso seja necessário detectar alguma dessas substâncias, outro tipo de análise é realizada. As substâncias detectadas são: Maconha e derivados, como o Haxixe, Anfetamina, LSD, Crack, Morfina, Cocaína, Heroína e Ecstasy.
Para a amostra biológica, ou seja, o material coletado para análise, é utilizado fio de cabelo, pelos ou unhas para o exame; não podendo ser colhido do sangue, nem da urina, por haver uma janela muito pequena se comparado aos outros tipos de materiais biológicos. O exame toxicológico é simples, indolor e não necessita de preparação.
Também, exigir a realização do exame toxicológico em empresas de transporte, por exemplo, é extremamente benéfico para amenizar riscos e promover segurança à carga transportada, um trabalho feito com sucesso por um funcionário saudável.