Toda e qualquer organização pode apresentar algum tipo de perigo ao colaborador, seja na parte física, mental ou emocional. Os danos causados podem levar a prejuízos irreparáveis como a vida do funcionário, multas exorbitantes às organizações, quantias elevadas em indenizações e em alguns casos, a vexação do nome da empresa.
A avaliação de risco é até para elaboração do inventário de riscos do PGR ou mesmo para apontar os riscos que serão listados no PPRA.
Se a avaliação do risco nos permite um melhor conhecimento do risco, a falta dela pode ser prejudicial para nos ajudar a evitar e minimizar as chances de doença e acidentes de trabalho.
Para que serve a análise de riscos na empresa?
A análise identifica os riscos para então criar medias de prevenção. A avaliação de riscos é um processo posterior e dependente da análise. Primeiramente serão calculados os resultados coletados e depois mensura-se a abrangência do risco avaliado.
Qual a diferença entre risco e perigo no ambiente de trabalho?
O risco está atrelado a uma possibilidade, ou seja probabilidade de algo ocorrer. Portanto o risco é a chance de algo ou uma ação, relacionada a uma execução, possa provocar prejuízo ou seja, um dano.
Confira alguns exemplos comuns de riscos nas empresas:
- Acidentes na execução da atividade
- Acidentes no local do trabalho
- Doenças causadas pela atividade (como no caso de indústrias químicas)
- Assédio
- Roubos, assaltos e sequestros
Perigo no ambiente de trabalho
Está associado a causa ou evento responsável por desencadear o acidente ou o prejuízo. É portanto a situação que traz consigo os riscos. Para o termo ficar ainda mais claro, podemos entender a ligação entre risco e perigo, como causa e consequência, vejamos um exemplo:
Uma determinada empresa de limpeza organiza a faxina de alguns condomínios. Durante a execução das tarefas, a faxineira limpa o ambiente com piso escorregadio, onde corre o risco de cair e se acidentar.
Perigo: Trabalhar em ambiente escorregadio
Risco: Acidentar durante a tarefa
Como promover a análise de riscos na empresa?
De forma geral, a análise de riscos ocorre em três fases:
- Identificação dos perigos e riscos;
- Levantamento das possíveis vítimas e consequências, avaliação de riscos, registro;
- Implementação de ações e controle das práticas adotadas;
Auxílio profissional na análise de riscos de trabalho
A Workcare é uma empresa especializada em ações de analises de risco e implementar planos para cuidar da saúde da sua empresa. Quer tirar dúvidas ou melhorar a segurança, click no link abaixo: